Comece a escrever o seu roteiro: ação, tempo e espaço

Autor: Josinaldo Filho

Por que eu escrevo?

Em um curso de dramaturgia da MT Escola de Teatro, fomos questionados sobre “por que escrevemos”. As respostas foram fantásticas e serviram para os seguintes insights: Escrever parte de uma ação. Diga algo que te incomoda. Busque o reconhecimento do outro ou de algo. Dê voz àquilo que não tem voz. Escrever para bater nas pessoas. Escrevo porque não sei fazer bomba. Tentar mudar a realidade. A escrita me organiza. Expresso e entendo o que eu sinto e o que penso. Escrever é uma partilha de ideias entre o meu pensamento e o leitor. 

Dessa forma, podemos dizer que qualquer pessoa pode escrever e todas as pessoas têm um motivo particular pelo qual escreve. Você já sabe qual é o seu motivo? Ele vai te guiar na escolha de um estilo, de uma linguagem e de um conceito textual. Mas, não se apresse. Tudo isso vai sendo organizado, sem perceber, à medida que você vai organizando e trabalhando a sua imaginação. 

A imaginação é um músculo, passível de ser trabalhado. A imaginação é para ser cultivada, alimentada. (MNOUCHKINE, 2010. p43)

Como começar o meu roteiro?

Para começar o seu roteiro, eu indico pensar, primeiro, nas três unidades aristotélicas: Ação, Tempo e Espaço.

A ação

“A ação dramática acontece no momento agora e não no passado, mesmo quando se trata de um drama histórico. O dramaturgo/roteirista não é  um historiador, ele não relata o que acredita haver acontecido, mas faz com que aconteça novamente perante nossos olhos”  (ROSENFELD, 2020, p. 29). A ação consiste na sua história. A situação pela qual os seus personagens irão passar. A situação não precisa ser realista, mas verdadeira. E, o mais importante: ela sempre vem rodeada por um ou mais conflitos. 

O tempo

O tempo pode ser um dia, um ano ou enquanto se assa um pão. Você deve situar o público em que tempo a história se passa e existem várias formas de se fazer isso: no diálogo, na iluminação, no figurino. 

O espaço

O espaço é o lugar ou os lugares em que a ação acontece. Para começar a treinar a escrita dramatúrgica, tente escrever em apenas um local. Isso vai ajudar o seu público a se encontrar na história.

Não esqueça o mais importante: a referência

Antes de começar a escrever você precisa de uma referência. A referência nada mais é do que aquilo que já foi produzido. No cinema, no teatro, na televisão. Tente procurar produções que falam do que você quer escrever, ou têm estéticas que você admira.

E, agora, como começar?

Se você já sabe as informações acima, comece o seu primeiro resumo. Ele deve conter a história que você quer passar de forma breve. Com o resumo, você pode começar a fazer um mapa de cenas, que consiste em uma sequência, uma lista para ordenar as ações do seu roteiro e para que você, a partir daí comece a escrever. Essa é apenas uma ideia. Na medida que for treinando, você vai encontrar a melhor forma de colocar as suas histórias no papel. 


Paraibano criado em SP, Josinaldo Filho é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na Universidade Anhembi Morumbi. Vencedor da 3ª Maratona de Dramaturgia do SENAC São Paulo, com crítica de Luís Alberto de Abreu. É dramaturgo da Cia Artística En’cena há 6 anos, onde já assinou 10 espetáculos, dentre eles, Ele Parecia Tão Bem, dirigido Elber Marques (Alladin, Palavra Cantada, Senhora dos Afogados) e Amor, I Love Broadway, dirigido por Will Sancar (Alô, Dolly, Cinderella, Os Dez Mandamentos) e estrelado por grandes atores dos musicais brasileiros. Seus espetáculos já foram apresentados em cidades da grande São Paulo e na própria capital. Também exerce as funções de publicitário e fotógrafo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s