O personagem no roteiro

O personagem é aquele, ou aquilo, que dará vida à sua história. Às vezes é uma pessoa, às vezes não. Dependendo da sua classificação, ele irá direcionar o andamento do seu roteiro. Veja, a seguir, os principais tipos.

Protagonista

É nele em quem o roteiro se centraliza. É o personagem principal. O público será convidado a percorrer a sua trajetória. Geralmente, o protagonista vem acompanhado de um problema, situação ou conflito, a ser resolvido até o fim da história.

Antagonista

O antagonista, geralmente, é o personagem que está em conflito com o protagonista e/ou o seu objetivo. Aquele conflito citado anteriormente, só não será resolvido com tanta facilidade, por conta das ações contrárias do antagonista.

Coadjuvantes

Os personagens coadjuvantes auxiliam no elo entre o protagonista e o antagonista e no ritmo do roteiro. Eles ajudam ou atrapalham, tanto o protagonista quanto o antagonista em seus objetivos, podem compor determinado coro, pessoas de uma cidade, grupo social, e configuram organicidade às relações pessoais que acontecem na história.

A ambiguidade dos personagens

Antes de qualquer coisa, é preciso observar que, em um bom roteiro, deve-se trabalhar o personagem por completo. Nem sempre o personagem bom será bom em todas as circunstâncias. Da mesma forma, o personagem mal. Assim como na vida real, os personagens são esféricos. Complexos. A missão do roteirista é tornar essas ações orgânicas, lembrando sempre que todas as pessoas têm dois lados. Até o personagem mais cruel tem uma segunda faceta. Afinal, quem diria que Hitler era pintor?

O conflito

Como foi dito, o personagem protagonista, geralmente, terá um determinado conflito a ser resolvido. Este conflito pode ser pessoal, do personagem com alguma característica dele mesmo, familiar ou até social. Para que alguma ação se desenvolva, o público deve ser apresentado com muita clareza a essa situação que o incomoda. Nos bons roteiros, o protagonista tem mais de um conflito a ser resolvido. Mas, todos devem ser precisos em seus fatos, argumentos e, principalmente, nas suas soluções (ou não soluções).

Cuidados gerais

O bom roteirista deve tomar alguns cuidados na hora de escrever seus personagens:

  • A fala do personagem deve transmitir organicidade e estar completamente de acordo com a sua personalidade. Então, cuidado para não escrever o que você quer, ao invés do que o personagem falaria.
  • O personagem deve transmitir precisamente caso tenha um determinada visão de mundo para o seu público: revolucionário, preconceituoso, bondoso, conservador, dualista.
  • O personagem deve estar envolvido em uma ação ou problema que transmita verdade. E isso é diferente de ser realista.
  • O público precisa conhecer o personagem para criar empatia com ele. O que ele falaria, de onde ele veio, o que ele come, como ele anda, essas perguntas fazem parte da sua gênese, o processo de criação do personagem, e não precisam estar descritas no roteiro, mas devem transmitir verdade quando o personagem estiver inserido em alguma dessas ações.

Por fim, saiba que essas são apenas dicas para enriquecer ainda mais o seu processo criativo. Agora é com você. Como seria o personagem da sua vida?


Paraibano criado em SP, Josinaldo Filho é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na Universidade Anhembi Morumbi. Vencedor da 3ª Maratona de Dramaturgia do SENAC São Paulo, com crítica de Luís Alberto de Abreu. É dramaturgo da Cia Artística En’cena há 6 anos, onde já assinou 10 espetáculos, dentre eles, Ele Parecia Tão Bem, dirigido Elber Marques (Alladin, Palavra Cantada, Senhora dos Afogados) e Amor, I Love Broadway, dirigido por Will Sancar (Alô, Dolly, Cinderella, Os Dez Mandamentos) e estrelado por grandes atores dos musicais brasileiros. Seus espetáculos já foram apresentados em cidades da grande São Paulo e na própria capital. Também exerce as funções de publicitário e fotógrafo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s